sábado, 4 de novembro de 2017

Processo Criativo

   

     Tá, eu não sou nenhuma Clarice Lispector da vida para sair por aí dando aula e cagando regras, como muitos fazem no Wattpad, mas eu gostaria de deixar aqui algumas dicas que me ajudam bastante enquanto estou criando alguma estória. sei lá né, vai que eu consigo ajudar alguém a desenvolver suas habilidades?

 Eu tenho a imaginação muito fértil, mas isso nem sempre é uma coisa boa. Sou conhecida por sempre viver no "mundo da lua", nunca prestar atenção em nada, aparecer com ideias mirabolantes sabe-se lá de onde... Enfim, isso é meio chato até pra mim mesma kkkkk Mas nesse caso é bom. Eu já contei em algum lugar que meus livros são provenientes de sonhos doidos que eu tenho. Acho que já li tanto romance de banca que isso agora fica grudado na minha mente! suuashauhsauh O lance é só adaptar isso de uma forma que fique interessante, atrativo.

 Outra coisa: Eu nunca, absolutamente NUNCA escrevo antecipadamente os capítulos. Isso me deixa insegura e eu sempre quero mudar algo ou simplesmente desisto de escrever aquele livro pois fico achando que não vai fazer sucesso. Então eu começo um capítulo, vou escrevendo loucamente e em seguida já publico ele. Pronto, já foi e não tem mais volta!

 Isso faz com que minha imaginação trabalhe mais facilmente, já que nem eu mesma sei o que vai rolar e acabo tomando uma injeção de criatividade porque quero saber o que vai acontecer nos próximos capítulos.

 Eu sugeriria a você trabalhar em um local calmo e silencioso, mas é óbvio que disso você já sabe! Bem, para mim é impossível seguir essa regra, já que além de ter um filho pequeno eu travo uma guerra diária com minha própria mente (em uma postagem futura eu converso com vocês sobre isso) e eu acredito que poderia escrever com mais qualidade se eu conseguisse essa paz e sossego que são fundamentais para qualquer processo criativo. As vezes música também me ajuda. Eu tenho uma lista GIGANTE de músicas e sempre coloco no aleatório. As coisas que vão saindo sempre tem a ver com o humor da música que está tocando naquele momento. Pode parecer loucura, mas eu acho que funciona muito bem essa aleatoriedade nas coisas.

 E por último, mas não menos importante: Pesquise, e muito!
 Mesmo que você ache que já domine um determinado assunto nunca é demais pesquisar! Vai por mim, você acaba descobrindo coisas que não fazia ideia! E pesquisar é uma forma de ler e enriquecer seu conhecimento, uma grande ajuda!

 Ah, mais uma coisinha: Cuidado com plágio! Não só porque é crime, mas também pode acabar comprometendo o que seria um excelente trabalho. Existe uma grande diferença entre inspiração e plágio (também assunto para outra postagem) e a linha entre elas é tênue e fácil de ser cruzada. Eu por exemplo não curto estórias que envolvam CEOs de super empresas, sádicos e que se apaixonam por mulheres virginais já beirando os trinta. Desculpem, não consigo gostam. No começo foi até legal e importante para a emancipação literária da mulher, mas já se tornou maçante e repetitivo. Acredito que seja possível desenvolver o hot hot sem toda essa onda de cópia desenfreada, é só matutar um pouquinho que algo original vai sair!

 É só isso mesmo. Acredito que todos podem fazer um bom livro, é só questão de esforço, dedicação e não ligar para críticas maldosas, que todos nós recebemos. Beijão e uma ótima noite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Black Friday na Amazon

Iaí, preparadas para a onda de descontos? Eu estou muito animada, principalmente porque um de meus livros foi selecionado para participar da...